PELC

O Programa Esporte e Lazer da Cidade/PELC possibilita oferecer um espaço que o indivíduo possa sentir como um lugar seguro, confortável de estar, valorizando-o, tratando-o como ser humano merecedor, digno de valor. Atendendo suas necessidades, estamos ajudando a criar uma sociedade que valorize as pessoas. Mostrando interesse pelos sentidos e pela vida do sujeito, encontramos formas que possibilitem o próprio sujeito a expressar-se, proporcionando momentos em que crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos ou portadores de necessidades especiais sejam agentes de seu próprio processo construtivo, não inibindo ações que o estruturam intelectual, moral e afetivamente.
Acreditamos que através da prática esportiva, artística, artesanal e oficina de aprendizagem, a criança, o adolescente, o adulto e o idoso desenvolvem a solidariedade, espírito de equipe, além dos cuidados com a saúde mental e corporal, proporcionando-lhes atividades sadias e de lazer. E, simultaneamente, prevenindo principalmente crianças e adolescentes de muitos riscos, ajudando, dessa forma, a evitar que menos sejam expostos à drogadição, violência, gravidez precoce, exploração sexual e trabalhista
Assim, acredita-se ser importante pensar na qualidade de vida para todos. A qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como a saúde, a educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, a expectativa de vida, etc. A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias3. Todos temos e/ou deveríamos ter uma boa qualidade de vida.
o saber, o saber fazer, o saber conviver juntos e o saber ser, constituem quatro aspectos intimamente ligados, de uma realidade, de experiência vivida e assimilada por momentos de compreensão e criação pessoal. Para tal, a educação deve desenvolver e formar cidadãos com estas perspectivas, que serão necessidades fundamentais para a convivência entre os outros, partindo da condição de estar cooperando para uma melhoria da qualidade de vida.
o PELC é um espaço de crianças e adultos, pessoas em geral, de todas as idades, que podem aproveitar os espaços pra adquirir conhecimentos pra vida deles, né, em todos os campos. Parte esportiva, parte cultural, parte até acadêmica, porque tem até as aulas de reforço, para auxiliar as crianças que têm problemas nos estudos, e tem as aulas dos adultos também, como idiomas [...] tem a professora de japonês, né, então em geral, é isso pra mim, um espaço que tanto crianças como adultos podem aproveitar para aumentar e crescer assim mesmo.